Dicas · Dicas

Lista de Convidados do Casamento

tom-the-photographer-317224
Photo by Tom The Photographer on Unsplash

Assunto polêmico! A lista de convidados muitas vezes causa conflitos entre o casal e até entre o casal com os pais, mas não deve ser motivo de brigas entre vocês. Listei 13 dicas básicas (mas esse assunto daria um livro) para vocês seguirem na hora de escolher quem serão os convidados!

  1. Antes de começar a lista, esteja ciente do quanto podem gastar. Pode ser chato, mas defina com o noivo o orçamento e no caso dos pais ajudarem inclua o valor que eles irão oferecer. Sabendo o orçamento, vocês podem definir o local e buffet.
  2. É justo que as duas famílias convidem a mesma quantidade de pessoas, para evitar que alguém sinta que está em “desvantagem”. Sim! Isso pode acontecer. Porém, vocês também podem entrar em acordo e ceder numa boa caso uma família seja maior e tenha alguns convidados a mais, isso se for muito necessário e não for forçar a barra.
  3. Os pais podem reclamar se vocês não quiserem convidar certas pessoas da lista deles, por isso é importante manter a calma e explicar que o casamento é a realização dos noivos e que eles precisam respeitar esse momento para manter o orçamento equilibrado. Claro que um número razoável de convidados dos pais vocês podem e devem aceitar. Afinal, eles estão ajudando financeiramente.
  4. Definido a quantidade, comece listando por grupos: familiares mais importantes, parentes, amigos próximos, amigos não tão próximos e colegas de trabalho. Não esqueça dos agregados, como aquele namorado da sua prima. Não é educado pedir que ela não o leve, a não ser que você não goste da pessoa. Nesse caso você não deve convidar.
  5. Pessoas que não entram em contato há muito tempo não precisam ser convidadas.
  6. No trabalho, convide apenas colegas próximos e entregue o convite na residência deles, para evitar situações constrangedoras com os que não foram convidados. Se não for possível ir até a casa, combine um horário, em local reservado no trabalho e peça discrição do colega.
  7. Para reduzir a lista e chegar ao número estipulado, mantenha quem tem maior afinidade e risque da lista aqueles que você convidaria apenas por educação.
  8. Ter sempre em mente o valor dos serviços e o quanto ainda falta para pagar ajuda a manter o foco. Pode parecer cruel, mas funciona.
  9. Convidados que moram fora da cidade precisam de mais tempo para se organizar, por isso envie o convite com 3 meses de antecedência, já para os convidados que moram na mesma cidade envie com 2 meses de antecedência.
  10. Os padrinhos precisam de um tempo maior, convide com antecedência de 8 a 6 meses. Assim eles podem organizar com calma os preparativos como roupa, maquiagem e presente.
  11. Envie para a cerimonialista a lista com nome de todos os convidados, indicando se é do lado da noiva ou do noivo, grau de parentesco, quantidade de acompanhantes (se é adulto ou criança) e número de telefone para contato.
  12. No convite peça que a confirmação dos convidados seja feita de 10 a 15 dias antes do casamento. Fiquem atentos, pois muitos convidados não fazem a confirmação. É aí que entra a cerimonialista, ela liga para quem ainda não confirmou.
  13. Disponibilize de 5 a 10% a mais de lugares, pois mesmo com a confirmação algum “convidado surpresa” pode surgir!

Pessoas podem ficar chateadas e reclamar diretamente com os noivos por não serem convidadas. Não sinta culpa! O casamento deve ter a presença de pessoas que realmente importam!!! Explique que infelizmente muitas pessoas queridas ficaram de fora, que o espaço onde será o casamento não comporta uma festa grande ou que o seu orçamento não permitiu convidar todos que vocês queriam.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s