Cerimônia

Daminhas: o que elas podem levar e onde surgiu

Momento mais fofo do casamento é a entrada das daminhas e do pajem, a gente morre de amores e as vezes eles rendem momentos engraçados para cerimônia.

Segundo o livro de Vera Simão “Casar – do Planejamento à Celebração em Grande Estilo“, o cortejo de damas e pajens em casamentos teve origem na Idade Média, quando as crianças vestiam suas melhores roupas para esperar a chegada da noiva na entrada da vila. Quando viam a carroça elas avisavam os moradores, colhiam flores e corriam para igreja.

Qual idade deve ter a daminha? Não existe uma regra, mas o mais indicado é você convidar crianças a partir dos 5 anos, isso porque os menores podem se assustar com a quantidade de convidados e chorar bem na hora de entrar. Bom, imprevistos podem ocorrer até com as crianças maiores, mas é menos provável ter situações difíceis com eles.

Daminha African-American-Flower-Girl-Wedding

Quantas daminhas? Pode variar entre 1 e 8, sim 8 daminhas, parece muito né?! Mas fica lindo um cortejo grande.

damas e pajens

 

O que as crianças podem levar ao altar? As crianças podem levar alianças, jogar as pétalas para noiva entrar, carregar buquês, as adoráveis plaquinhas ou imagem de Santo, tudo depende do que os noivos querem. O pajem geralmente é quem leva as alianças, mas hoje em dia até as demoiselles levam ou os avós.

Plaquinhas: Adoro a versatilidade das plaquinhas, entre frases fofas e engraçadas, algumas frases para escolher: “Lá vem a noiva”, “Não foge, ela está linda”, “Lá vem o amor da sua vida”.

Pétalas: Coloque pétalas em uma cestinha e a daminha joga no caminho até o altar antes da noiva entrar.

Buquês: As damas podem levar mini buquês para acompanhar o pajem com as alianças, mas a criatividade pode ir além, e algumas noivas optam por ursinhos de pelúcia, buquê de doces e bala de goma.

Flores para madrinhas e mães: Uma outra opção para as daminhas é levar botões de rosas e buquês para madrinhas e mães, por exemplo se você tem duas daminhas e 10 madrinhas, cada uma pode levar cinco botões de rosas no final da cerimônia, elas ficam ao seu lado e te auxiliam na hora de entregar as  flores. Ou cada uma leva um buquê para as mães dos noivos, ou ainda uma leva os botões de rosas para madrinhas e a outra leva os buquês. Enfim, muitas opções rsrs… nesse caso acho melhor que sejam daminhas acima dos 7 anos.

Quem paga a roupa da daminha e do pajem? Antigamente os pais das crianças costumavam pagar, como forma de presentear os noivos. Acho que é mais gentil os noivos pagarem, assim também é mais fácil para escolher a roupa que vocês quiserem. O vestido das daminhas não precisa ser idêntico ao da noiva, alias é bom que não seja, mas pode ter algum detalhe relacionado.

Se tiver mais de uma daminha fica mais elegante que os vestidos delas sejam iguais.

Ensaiar com elas é essencial, não é garantia de que tudo vai sair igual no grande dia, mas pode evitar imprevistos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você é o detentor dos créditos de alguma das imagens utilizadas nesse post, entre em contato. Teremos o maior prazer em creditá-las à você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s